Fontes de energia renovável: confira quais são e por que investir

Compartilhe este conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Em um momento em que a sustentabilidade é uma pauta central em qualquer cenário, as fontes de energia renovável assumem o protagonismo no debate sobre o futuro energético. Esse debate, inclusive, já chegou nas empresas. 

Afinal, além da óbvia questão da responsabilidade ambiental e social, também é preciso pensar nesse tópico como uma estratégia inteligente que garante economia, aumenta a segurança energética e abre portas para novas oportunidades de negócios.

O Brasil, em particular, está na frente da transição energética. Prova disso são os dados da Bloomberg, que apontam que em 2023 fomos o sexto maior investidor no mundo, com US$ 34,8 bilhões investidos em transição. 

Na prática, 88% da matriz elétrica brasileira já é composta por fontes de energia renovável. 

Mas, afinal, quais são as fontes de energia renovável? Qual a importância desse investimento para as empresas e qual sua relação com o mercado livre de energia?

Quais são as Fontes de energia renovável?

As Fontes de energia renovável são aquelas que provêm de recursos inesgotáveis na natureza ou que podem ser repostas rapidamente, essenciais para diversificar os tipos de geração de energia.

Diferentemente das não renováveis, essas fontes são consideradas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente, pois possuem um ciclo de renovação contínuo. 

No Brasil, as hidrelétricas ainda são o principal meio para a geração de energia, com cerca de 60% do total gerado. Contudo, as fontes solar, eólica e de biomassa também estão conquistando espaços e investimentos crescentes em todo o país. 

Conheça um pouco de cada uma das principais fontes renováveis:

Solar

A energia solar é gerada a partir de painéis fotovoltaicos que convertem a luz solar diretamente em eletricidade. 

Eólica

Utiliza a força dos ventos para gerar eletricidade, com usinas eólicas que possuem grandes hélices que movimentam turbinas e geradores.

Hídrica (Hidrelétrica)

Aproveita o movimento das águas dos rios para produzir eletricidade. É muito utilizada em países como Brasil, Rússia, China e Estados Unidos.

Geotérmica

Explora o calor proveniente do interior da Terra. É utilizada principalmente em regiões com atividade vulcânica ou fontes termais.

Biomassa 

Derivada da conversão em energia de materiais orgânicos, como resíduos vegetais, madeira e biogás. 

Oceânica

Aproveita as marés, correntes e diferenças de temperatura nos oceanos. Ainda está em desenvolvimento, mas tem grande potencial para o futuro.

O que são fontes de energias não renováveis?

Por sua vez, fontes de energias não renováveis se referem a recursos energéticos que, uma vez consumidos, não podem ser repostos em uma escala de tempo humana. 

Estas fontes têm origem em depósitos finitos no planeta, como combustíveis fósseis que incluem petróleo, gás natural e carvão.

Devido à sua natureza limitada e ao tempo milenar necessário para sua formação, seu uso é considerado insustentável a longo prazo.

Por que investir em fontes de energia renovável?

Fontes de energia renovável

Considerar o investimento em fontes de energia renovável é um passo importante para empresas de olho no futuro, sem deixar de considerar seu desenvolvimento econômico, social e ambiental no presente.

Isso vale não só para empresas que consideram gerar a própria energia a partir de fontes limpas, mas também para consumidores livres que têm a oportunidade de optar por adquirir energia sustentável no mercado livre.

Os principais benefícios empresariais do investimento em fontes renováveis de energia são: 

Benefícios econômicos e competitivos

Antes de mais nada, o principal benefício da adoção de energias limpas é a redução substancial dos custos com energia elétrica. 

As empresas que fazem essa escolha observam também um aumento na eficiência energética, com operações que se tornam mais eficientes. 

Do ponto de vista de mercado, essas práticas, que se atendem ao eixo ESG (ambiental, social e governança), atraem investidores atentos à sustentabilidade e comprometidos com a preservação do meio ambiente. 

Ou seja, benefícios competitivos relevantes, que agregam valor ao negócio e fortalecem sua posição no mercado.

Ainda no tópico economia, mas dessa vez com foco em pequenos negócios, dados do Sebrae apontam ganhos significativos, incluindo uma diminuição de até 83,9% nos gastos com energia elétrica.

Benefícios ambientais

Também é importante citar que o uso de energias renováveis diminui significativamente as emissões de gases do efeito estufa, mitigando o impacto das mudanças climáticas. 

Também reduz a poluição atmosférica urbana, melhorando a qualidade de vida das comunidades, e minimiza os danos à fauna aquática e terrestre relacionados à exploração intensiva de recursos naturais.

Benefícios sociais

Além dos impactos positivos na qualidade de vida para a população, o investimento em energia renovável abre caminho para projetos inovadores e criação de empregos, o que impulsiona a economia local e nacional. 

💡Leia também: Entenda o que é gestão de energia no mercado livre e como funciona

Mercado livre de energia e a escolha de fontes renováveis

ilustração  de lâmpada

Para uma empresa, o mercado livre de energia oferece a oportunidade de escolher suas fontes de energia de acordo com suas preferências, políticas de sustentabilidade e objetivos financeiros. 

Como dito anteriormente, quando passam a operar neste mercado, as empresas não estão mais restritas às tarifas e fontes impostas pelo mercado cativo tradicional, e podem optar por investir em fontes limpas.

Através deste sistema, as empresas têm a liberdade de negociar diretamente com comercializadoras e podem firmar contratos de fornecimento cujos preços, prazos e volumes são ajustados às suas necessidades. 

Em outras palavras, se o objetivo da empresa é reduzir sua pegada de carbono e promover a sustentabilidade, ela pode escolher comprar energia exclusivamente de fontes renováveis.

Para completar, há também a possibilidade de contratação de Certificados de Energia Renovável (IREC).

Esse documento internacional assegura que a eletricidade consumida pela empresa provém de fontes renováveis, mesmo que a infraestrutura elétrica seja compartilhada com energia de fontes não renováveis.

Com a autoprodução de energia elétrica, você pode gerar sua própria energia, reduzindo custos e aumentando a sustentabilidade do seu negócio.

Como encontrar a solução de energia ideal para cada empresa?

Encontrar a solução de energia ideal para sua empresa exige expertise e conhecimento especializado. A Versa Energia é sua ponte para um futuro energético mais sustentável e econômico. Para saber mais, acesse o nosso simulador e nossa equipe entrará em contato para discutirmos como transformar a conta de energia da sua empresa.

Nossa equipe de especialistas te auxilia a:

  • Navegar no ambiente livre de contratação: encontre os melhores preços e fornecedores de energia para o seu negócio;
  • Priorizar energias renováveis: uma vez no mercado livre, opte por fontes limpas e contribua para um futuro mais verde;
  • Reduzir custos com energia: poupe dinheiro e maximize seus resultados;
  • Gerenciar compra e venda de energia: tenha total controle sobre o seu consumo;
  • Adquirir sua I-REC: tenha seu certificado internacional de consumo de fontes limpas; 
  • Atender às exigências regulatórias: fique sempre em dia com as normas e legislações do setor elétrico.

Com a Versa Energia, você garante uma solução energética sob medida para as suas necessidades, impulsionando a competitividade e a sustentabilidade do seu negócio. 

Entre em contato e dê o primeiro passo para um futuro energético mais inteligente e sustentável!

Conclusão

Em suma, a transição para fontes de energia renovável não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas uma estratégia empresarial perspicaz. 

Até porque, as fontes limpas são a resposta para os desafios energéticos e ambientais do presente e do futuro. 

Para as empresas, as vantagens são evidentes: desde reduzir custos até fortalecer a competitividade de mercado e contribuir para a preservação ambiental. 

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e confira outros artigos relacionados. 

Posts mais acessados

Autoconsumo remoto: veja o que é + diferenças da geração compartilhada

Selo verde empresas: o que é, importância e como certificar sua empresa

Economia de energia na indústria e importância das fontes renováveis

Economia Garantida: o que é, benefícios e diferença do Preço Fixo

Preço fixo no mercado livre de energia: o que é, para que serve e vantagens

Categorias

Relacionado

A economia de energia na indústria é um assunto importante, já que a conta de luz é uma das principais despesas desse setor. Entenda como economizar!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudar?